Investimento responsável

Investir connosco ajuda-nos a apoiar empresas que lideram o caminho para um planeta saudável

Queira por favor consultar o glossário para uma explicação sobre os termos de investimento utilizados ao longo deste artigo.

Na M&G Investments, investimos dinheiro para clientes individuais e institucionais há 90 anos, e os nossos princípios de investimento num horizonte de longo prazo, uma gestão responsável dos nossos ativos e uma gestão ativa dos fundos têm sido a base da nossa abordagem ao longo dos tempos.

Consideramos ser nossa responsabilidade apoiar os objetivos de investimento e poupança dos nossos clientes, procurando gerar retornos sustentáveis no longo prazo. Também reconhecemos que, cada vez mais, os clientes pretendem alinhar os seus investimentos com os seus valores ambientais e sociais, e temos uma série de fundos que podem ajudar a satisfazer esta necessidade.

O valor e o rendimento dos ativos do fundo diminuirão e também aumentarão, o que fará com que o valor do seu investimento diminua e aumente. Não há qualquer garantia de que o fundo alcance o seu objetivo, e o investidor poderá recuperar um valor inferior ao montante que investiu inicialmente.

A nossa abordagem em matéria de investimento responsável partilha uma série de princípios comuns com os nossos fundos que estão sob gestão ativa.


Integração de ESG

Temos em consideração os fatores ASG (ambientais, sociais e de governação, ESG em inglês) em todas as nossas categorias de ativos, quer ao investirmos em ações, obrigações, imobiliário ou infraestruturas. A nossa metodologia e ferramentas próprias utilizam dados, análises e interações em matéria de ASG para que possamos dispor de um conhecimento aprofundado sobre o modo como os fatores ASG são suscetíveis de afetar o risco e retorno esperados de uma potencial oportunidade de investimento.

Ao nível das carteiras, as nossas decisões de investimento incluem considerações relativamente a todos os fatores importantes, incluindo fatores ASG.

 

 

 

Pensamento inclusivo

Consideramos que a incorporação de fatores ESG é um processo muito mais complexo e subtil do que uma simples eliminação de empresas ou setores que sejam percecionados como sendo pouco recomendáveis: o mundo raramente é preto e branco, e a nossa pesquisa e interação com as empresas desenvolvem-se caso a caso. Por este motivo, consideramos que os efeitos positivos da integração da ASG são um dos elementos que tornam o investimento ativo tão poderoso.

 

 

 

Interação e votação

Temos uma interação construtiva com a gestão das empresas e das organizações para melhorar as práticas em matéria de ESG, alterar os resultados em termos de sustentabilidade ou melhorar a divulgação pública de informações. Além disso, realizamos regularmente reuniões com as empresas, incluindo com a administração, para compreender melhor os pontos fortes e fracos em matéria de ESG das empresas nas quais investimos.

Os nossos analistas e gestores de carteiras de ações e rendimento fixo farão perguntas e interpelarão as administrações até em tópicos difíceis, disponibilizando os resultados de forma a contribuírem para a nossa visão sobre a oportunidade de investimento.
 
Também consideramos que uma votação ativa e informada faz parte integrante da nossa responsabilidade para com os clientes. Ao exercermos os nossos votos, procuramos acrescentar valor e proteger os interesses dos nossos acionistas.

A nossa votação em ação A nossa interação em ação

 

 

Estrutura consistente; implementação flexível

Apesar de partilharmos um mesmo conjunto de princípios, recursos e infraestruturas na M&G, não impomos visões internas “do topo para as bases” e não fazemos uma gestão por consensos. O mesmo se aplica às estratégias ASG adotadas pelos gestores dos fundos. Efetivamente, cada equipa de investimento dispõe de autonomia, flexibilidade e experiência para conceber e implementar processos de investimento da forma que achar mais adequada à sua estratégia de investimento e aos seus clientes.

De uma forma geral, os fatores de ESG têm sido integrados em carteiras de gestão ativa, mas também estamos a expandir ativamente o nosso leque de estratégias de investimento que adotam uma abordagem mais explícita à integração dos fatores de ESG – incluindo um nível mínimo de exclusões – incindindo na sustentabilidade ou em impactos sociais positivos. Consulte o quadro de produtos da M&G abaixo.

Relatórios, políticas e princípios de investimento responsável da M&G Investments (em inglês)

O nosso enquadramento para produtos ESG/ASG

Criámos um enquadramento de produtos claro e transparente que foi concebido para ajudar o investidor a compreender de que modo as considerações ESG/ASG são aplicadas aos nossos produtos.

Os nossos fundos de ações, rendimento fixo, multi-asset e imobiliário incluem de forma explícita e sistemática fatores ambientais, sociais e de governação na análise dos investimentos e nas decisões de investimento. Esta integração das vertentes ESG/ASG sustenta uma abordagem de investimento responsável e permite aos investidores gerir melhor os riscos e gerar retornos sustentáveis de longo prazo. Todos os fundos também excluem títulos emitidos por empresas diretamente envolvidas no fabrico, desenvolvimento ou comercialização de munições de fragmentação e minas antipessoal.

Enquanto continuamos a integrar os fatores de ESG em todas as nossas propostas, a nossa gama de fundos Planet+ foi concebida para concretizar a nossa ambição de ajudar a melhorar o planeta, através de um investimento de cada vez. A gama inclui os nossos fundos de impacto, fundos sustentáveis e fundos ESG+. Estes fundos procurarão concretizar um objetivo ou um resultado em matéria de ESG/ASG, ou são geridos de acordo com critérios ASG aplicados à Estratégia de Investimento.

Como mínimo, todos os fundos da gama Planet+ aplicam um conjunto de exclusões acordado: 

  • empresas envolvidas no setor polémico do armamento
  • empresas que se considere estarem a violar os princípios do Pacto Global da ONU em matéria de direitos humanos, trabalho, ambiente e combate à corrupção
  • empresas envolvidas na produção, comercialização e distribuição de tabaco*
  • entretenimento para adultos (produção e entidades que retiram rendimentos dessa atividade)*
  • empresas que disponibilizam serviços de jogo*

* são aplicados valores-limite (máx. de 5% de receitas de produtores, máx. de 10% de receitas de distribuidores). Para mais informações, consultar a secção dos Fundos.

Uma gestão ativa e a integração da vertente ASG são pilares fundamentais de todas as estratégias que integram o enquadramento.

Fundos de Impacto 

  • Procurar concretizar um duplo objetivo: impacto positivo passível de ser medido, juntamente com retorno financeiro
  • Procurar investir em empresas que concretizam impactos societais importantes, positivos e passíveis de ser medidos, através da abordagem dos principais desafios sociais e ambientais do mundo, enquadrados face aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Embora apoiemos os ODS da ONU, não estamos associados à ONU e os nossos fundos não são endossados pela ONU
  • Providenciar uma prestação transparente de contas

Fundos Sustentáveis  

Um ou mais dos seguintes Fatores de Sustentabilidade poderão ser aplicáveis: 

  • O universo de investimento é guiado por considerações relacionadas com o tema da sustentabilidade, podendo incluir a mitigação das alterações climáticas, a prevenção da poluição, soluções em matéria de sustentabilidade (ambiental, social) e/ou abordagens que respondam a um ou vários ODS da ONU. Embora apoiemos os ODS da ONU, não estamos associados à ONU e os nossos fundos não são endossados pela ONU
  • Melhor da classe: uma abordagem de investimento que seleciona as empresas e os emitentes com fortes credenciais de ESG. Normalmente, são empresas e emitentes que estão à frente dos seus pares em termos de desempenho em matéria de sustentabilidade
  • Uma ambição clara, apoiada por metas explícitas, que impulsione o desempenho ao nível da sustentabilidade em toda a carteira

Fundos ESG+

  • Aplicam uma inclinação ESG positiva a empresas ou emitentes com melhores características em termos de ESG (excluem empresas ou emitentes com características em matéria de ESG mais fracas, por exemplo, aquelas que têm uma elevada exposição a riscos de ESG significativos e não conseguem gerir esses riscos)

Fundos integrados ASG

  • São aplicáveis exclusões ao nível de toda a empresa (munições de fragmentação, minas antipessoal) Algumas estratégias podem ter exclusões adicionais em matéria de ASG.
  • Dados financeiramente relevantes em matéria ASG estão disponíveis para todos os fundos e são integrados na gestão de riscos e no processo de tomada de decisões

Gama de fundos Planet+

Investir para um futuro mais positivo.

 

Ler mais

A nossa abordagem relativamente às alterações climáticas

 
As alterações climáticas comportam riscos sistémicos imediatos para a estabilidade financeira da economia global, para a saúde ambiental do planeta no longo prazo e, por fim, para o funcionamento integrado da sociedade. Os impactos da subida das temperaturas globais já estão a ser sentidos, com ameaças crescentes aos habitats naturais, às populações humanas e à economia em todos os continentes.

Sendo uma sociedade que integra o índice FTSE 100, detentora e gestora de ativos de longo prazo, a M&G plc tem uma responsabilidade para com os seus clientes e para com a sociedade de investir de formas que assegurem um futuro sustentável, incluindo a mitigação das alterações e a transição para uma economia de baixo carbono. Em março de 2020, a M&G plc anunciou dois compromissos para centrar e acelerar os nossos esforços, assim como os dos nossos parceiros e empresas em que investimos, com o objetivo de mitigar as alterações climáticas:

Enquanto detentora e gestora de ativos, procuramos criar carteiras de investimento de carbono zero líquido até 2050, em conformidade com o Acordo de Paris e a meta do Governo do Reino Unido.

Enquanto empresa, comprometemo-nos a reduzir as nossas próprias emissões de carbono para zero líquido até 2030.

A M&G plc é uma sociedade holding, sendo que algumas das suas subsidiárias, incluindo a M&G Investments, estão autorizadas e reguladas, conforme aplicável, pela Prudential Regulation Authority e Financial Conduct Authority.

A nossa abordagem relativamente às alterações climáticas (em inglês)

Perspetivas relacionadas