Desflorestação

5 min para ler 27 fev 21

Em resposta à magnitude dos fogos observados na bacia do Amazonas em 2019, a equipa de Finanças e Gestão Empresariais analisou as questões relacionadas com a desflorestação impulsionada por matérias-primas agrícolas e os impactos destas questões em termos de investimento. Para além disto, fizemos um levantamento para compreender o grau da nossa exposição a estes riscos, quer nas nossas participações em ações, quer no rendimento fixo. Utilizando isto, definimos empresas prioritárias e iniciámos uma série de interações temáticas com as nossas equipas de investimento em Rendimento Fixo.

Marfrig – estratégia de desflorestação – Rendimento fixo

Objetivo: Compreender melhor a estratégia de sustentabilidade da Marfrig, empresa brasileira de transformação de produtos alimentares – especificamente em relação à desflorestação do bioma da Amazónia.

Ação: Interação com o responsável da sustentabilidade para compreender os pormenores da política de desflorestação da Marfrig e a forma como a empresa consegue evidenciar transparência e rastreabilidade na sua cadeia de fornecimento. Bem-estar animal, resíduos e efluentes, assim como suborno e corrupção foram outras das áreas de interesse abrangidas por este processo.

Resultado: A Marfrig conseguiu explicar com clareza as estratégias que instituiu para garantir que o gado que adquiria provinha de explorações sem desflorestação. Após esta interação com a empresa, obtivemos mais pormenores sobre os KPI (indicadores-chave de desempenho) utilizados para medir o sucesso, e continuaremos a monitorizar a situação.

Mais informações: A Marfrig reconhece que esta é uma questão complexa e, tendo 15 mil agricultores na sua lista de fornecedores, é muito difícil concluir que não houve violações da sua política. A empresa está a investir na inovação, tecnologia via satélite e a trabalhar com organizações não-governamentais (ONG) como a IDH (The Sustainable Trade Initiative / Iniciativa do Comércio Sustentável) na criação de métodos de agricultura mais sustentáveis, e conseguiu articular de forma clara uma estratégia para lidar com os riscos associados, incluindo uma fiscalização clara destas questões.