Como se proteger de burlas relacionadas com investimentos

4 min par ler 2 mar 23

Queira consultar o glossário para uma explicação sobre os termos de investimento utilizados ao longo deste artigo.

Resumo: Quando se trata de burlas, os criminosos utilizam todos os métodos possíveis para meterem as mãos no seu dinheiro. E tal como vimos durante a pandemia da Covid-19, os burlões estão a tirar proveito da atual crise do custo de vida, visando pessoas desejosas de poupar dinheiro, obter um rendimento extra com os seus investimentos ou reclamar um apoio ao qual têm direito.

Neste artigo, abordamos alguns dos métodos mais comuns utilizados pelos criminosos para acederem aos seus dados pessoais e o que fazer para se proteger.

À pesca de informações

Os criminosos usam frequentemente emails de “phishing” para enganar as pessoas e levá-las a revelar informações pessoais, que depois utilizam para roubar dinheiro.

Muitas vezes, incentivam as pessoas a clicar numa ligação fraudulenta numa mensagem para obterem acesso a informações pessoais (como os dados da conta ou palavras-passe) que depois usam para seu proveito financeiro. Estas mensagens parecem e soam legítimas, mas devem ser abordadas com extrema cautela.

No contexto da crise do custo de vida, as mensagens fraudulentas também podem insinuar que as medidas financeiras implementadas pelo governo para ajudar as pessoas em dificuldades (como os descontos nos preços da energia ou os subsídios para aliviar o custo de vida) têm de ser “reclamadas” mediante o preenchimento de um formulário de requerimento falso, quando na verdade muitos destes pagamentos financeiros são realizados automaticamente pelas autoridades.

Na M&G, levamos muito a sério a proteção dos nossos clientes. Assim, queremos partilhar consigo, a título de exemplo, as principais conclusões de um projeto no Reino Unido designado Take Five, uma iniciativa antifraude que ajuda a prevenir a fraude por correio eletrónico, telefone e online, em especial quando os criminosos se tentam fazer passar por organizações de confiança.

A campanha Take Five incentiva todas as pessoas a PararQuestionar Proteger-se. Por outras palavras, sempre que uma pessoa se depara com uma mensagem de correio eletrónico, um telefonema ou uma mensagem de texto suspeita deve fazer o seguinte:

Parar: Pare e pense sobre o que está a ver ou ouvir. Uma organização de confiança jamais o obrigaria a atuar rapidamente ou pedir-lhe-ia informações sensíveis por telefone, correio eletrónico ou mensagem. 

Questionar: Não há qualquer problema em questionar aquilo que está a ver ou ouvir. Pergunte-se a si mesmo: o pedido poderá ser falso? Não faz mal rejeitar, recusar ou ignorar pedidos para responder a perguntas ou fornecer informações. Só os criminosos tentarão criar uma sensação de urgência ou pânico.

Proteger-se: Contacte o seu banco ou prestador de serviços financeiros imediatamente, se achar que foi vítima de fraude e comunique o caso a CNCS (Centro Nacional de Ciberseguranca Portugal) https://www.cncs.gov.pt/

Fraudes comuns relacionadas com o custo de vida

Tendo em conta o aumento do custo de vida, o projeto Take Five chama a atenção para quatro fraudes principais às quais deve estar atento:

1.      Burlas com compras – Todos estamos a tentar poupar dinheiro, mas se uma coisa parecer demasiado boa para ser verdade, é provável que o seja. Muitas vezes, os criminosos oferecem um produto ou serviço a preços da chuva e podem incitar uma pessoa a concluir a compra rapidamente por transferência bancária, em vez de utilizar um método de pagamento seguro. Tome o seu tempo para realizar as verificações necessárias e não se apresse a transferir o dinheiro sem saber que a oferta é legítima.

2.      Fraude de falsificação de identidade – Os criminosos tentarão obter acesso a informações pessoais fazendo passar-se por uma organização de confiança, como o seu banco ou uma entidade pública (Finanças ou Segurança Social). Deve verificar sempre se o email, a mensagem ou a carta que recebeu é de uma organização legítima antes de fornecer informações, especialmente se o conteúdo disser respeito a um desconto ou a outro incentivo monetário em troca do fornecimento de informações. Outro sinal de alerta são os erros ortográficos ou a utilização de linguagem pouco habitual. Se for esse o caso, prossiga com extrema cautela.

3.      Fraudes de investimento – Todos queremos tirar o máximo partido das nossas poupanças e investimentos na difícil conjuntura financeira atual e os criminosos estão à espreita para aproveitar esta situação. A fraude de investimento trata-se de um método através da qual os criminosos convencem as pessoas a transferir os seu investimentos para um fundo que não existe ou a pagar por um investimento que afinal é falso. Uma vez mais, se aquilo que lhe estão a propor parecer demasiado bom para ser verdade nas atuais condições de mercado, pare e pergunte-se: posso confiar nestas informações?

4.      Fraude de pagamento adiantado – Nesta situação, um criminoso pede-lhe um pagamento adiantado por um produto financeiro ou serviço, por exemplo, um empréstimo, que depois acaba por não receber. Se entrarem em contacto consigo e lhe disserem que depois de pagar uma taxa irá receber dinheiro, prémios, produtos que não está à espera, poderá estar a ser alvo de uma tentativa de fraude de pagamento adiantado. Desconfie de contactos de fontes desconhecidas que lhe prometem dar qualquer coisa de valor, logo que fizer um pagamento.

 

5.      Não aja com base no medo - Muitas vezes, os burlões incutem um elemento de medo nas mensagens, sugerindo que se não agir rapidamente poderá correr o risco de ter um prejuízo financeiro significativo ou de perder um “bom” negócio. Contudo, lembre-se que se for um pedido genuíno, ninguém se importa se tiver uma abordagem cautelosa, apenas um burlão tentará persuadi-lo a tomar uma decisão apressada.

Ajuda e fontes de informação

Caso julgue que foi vítima de fraude, contacte o seu prestador de serviços relevante. Também pode denunciar o caso junto de CNCS (Centro Nacional de Ciberseguranca Portugal) https://www.cncs.gov.pt/.

O valor e rendimento dos ativos do fundo diminuirá e também aumentará, o que fará com que o valor do seu investimento diminua e aumente. Não há qualquer garantia de que o fundo alcance o seu objetivo, e o investidor poderá recuperar um valor inferior ao montante que inicialmente investiu.

As opiniões expressas neste documento não devem ser consideradas como sendo uma recomendação, conselho ou previsão. Saiba que a M&G Investments não pode dar-lhe aconselhamento financeiro. Caso tenha qualquer dúvida sobre a adequação do seu investimento, deverá falar com o seu consultor financeiro.

Por M&G Investments

O valor dos investimentos irá flutuar, o que fará com que os preços caiam, bem como aumentem, e você pode não recuperar o valor original investido. O desempenho passado não é um guia para o desempenho futuro.

Noticias relacionadas