Cinco coisas que as mulheres podem fazer para se preparar para a reforma

4 min par ler 26 abr 23

Queira consultar o glossário para uma explicação sobre os termos de investimento utilizados ao longo deste artigo.

Resumo: Muito se fala na sociedade sobre desigualdade de género sob muitas formas, incluindo falta de representação das mulheres em cargos de liderança ou discriminação das mulheres em determinadas profissões. Mas então e a desigualdade de género quando se trata do planeamento da reforma?

O impacto do género no planeamento da reforma

Antigamente, a indústria financeira considerava que, na maioria dos casos, os homens tratavam das finanças das famílias. Por exemplo, nas fotografias dos anos 50 na maioria dos países europeus via-se homens a sair para o trabalho e mulheres a assumir o papel de domésticas, cuidando dos familiares mais idosos e/ou criando os filhos.

Em muitas famílias, ainda hoje são as mulheres as principais cuidadoras das crianças assim como dos outros familiares necessitados. Isto pode levar a que as mulheres suspendam parcial ou totalmente as suas carreiras. E, ao trabalharem menos, muitas vezes terão uma pensão menor (se é que alguma) e menos rendimento para investir no seu plano de reforma.

Outro fator que contribui para a pior situação financeira das mulheres na reforma prende-se com a disparidade salarial entre homens e mulheres. De acordo com o INE, em 2019 esta disparidade situava-se em 24%. Por outras palavras, em empregos renumerados as mulheres ainda recebiam menos 24% do que os homens. Se recebem menos, têm menos rendimento disponível do que os homens para investir e poupar para a reforma.

Todos estes fatores são suscetíveis de fazer com que as mulheres, em geral, tenham menos confiança no seu futuro financeiro durante a reforma.

Iniciativas que as mulheres podem tomar para se sentirem mais preparadas para a reforma

A construção de um futuro financeiro mais seguro é importante para qualquer pessoa, mas especialmente para as mulheres, que com poucas poupanças e uma esperança de vida maior correm o risco de durar mais do que o seu dinheiro. Se está a pensar no seu futuro financeiro e em como se acautelar para a reforma, tome nota das dicas seguintes.

1. Comece a poupar o mais cedo possível

Poderá ser tentador adiar as poupanças para a reforma, especialmente numa conjuntura de crise em que já é difícil chegar ao final do mês com as contas pagas. Contudo, se conseguir, é importante que comece a poupar desde logo, nem que sejam pequenas quantidades. Quanto mais cedo começar a poupar, mais tempo terá para rentabilizar o seu dinheiro. Além disso, se investiu dinheiro, significa que tem mais tempo para recuperar dos altos e baixos do mercado.

Estatisticamente, as mulheres são suscetíveis de viver mais do que os homens e, por conseguinte, terão de se sustentar durante mais tempo na reforma. Assim, tendo em vista os seus objetivos de reforma é essencial começar a poupar o quanto antes ou poupar um pouco mais numa idade mais jovem.

Tendo em conta todos os fatores referidos, compreende-se o porquê das mulheres terem tendência para poupar menos. Porém, tal coloca-as numa posição financeira menos confortável quando chega a hora da reforma.

2. Calcule quanto dinheiro precisará na reforma

Para calcular o rendimento que precisa de ter na reforma deverá começar por saber primeiro quais são as suas despesas correntes. Para tal, terá de elaborar uma lista com todas as despesas e pensar de que forma as mesmas poderão mudar após a reforma.

Por exemplo, algumas despesas correntes, como os custos de deslocação, poderão diminuir após a reforma. Em sentido oposto, outras despesas, como as contas com o aquecimento, poderão aumentar porque poderá passar mais tempo em casa. Quando chegar à reforma talvez já não tenha uma hipoteca para pagar, mas terá custos com a reparação e manutenção da casa.

Assim que compilar todas as despesas potenciais e souber quais aquelas que poderão aumentar ou diminuir, estará numa melhor posição para compreender quanto dinheiro terá de receber da sua pensão e outras fontes de rendimento para manter o seu estilo de vida na reforma.

3. Conheça o valor atual e futuro das suas pensões e investimentos

É aconselhável que se familiarize com as pensões às quais tem direito, seja uma pensão pública ou privada. Muitos prestadores de pensões disponibilizam estas informações online. Se não for o caso, poderá contactar o seu para saber qual é o valor da sua pensão.

Ao saber quanto tem agora e quanto terá na reforma poderá planear e procurar formas de suprir eventuais défices, o mais rapidamente possível. Naturalmente que ninguém se quer ver a braços com falta de recursos, mas se estivermos cientes do problema antes da reforma bater à porta, teremos tempo de ajustar o rumo e explorar várias opções para fechar o buraco.

Se tem outros investimentos, também é aconselhável que verifique os valores e a situação dos mesmos, qual tem sido o desempenho e se os investimentos ainda são consentâneos com os seus objetivos.

4. Sinta-se mais confiante com os estudos que dizem que as mulheres são melhores investidoras

Estudos recentes indicaram que 39% das mulheres não têm a certeza de que terão uma reforma confortável, o que compara com 25% dos homens.

Se não se sente confiante, anime-se com este estudo da Warwick Business School que mostrou que a rentabilidade das investidoras era, em média, quase 2% ao ano superior à dos homens. Estes estudos concluíram que as investidoras apresentavam um comportamento mais adequado para o investimento a longo prazo. As mulheres tendem a adotar uma abordagem mais equilibrada e menos impulsiva do que os homens, evitando investimentos especulativos e negociando com menos frequência.

Tal como qualquer investimento, o desempenho do passado não garante resultados futuros.

5. Fale com amigos e familiares

Normalmente, o tema do dinheiro não se encontra no topo das prioridades das conversas que temos com as pessoas que nos são mais próximas. Mas por que razão será assim, se o dinheiro é uma parte tão inquestionável das nossas vidas? Talvez seja porque pensamos que não temos o mesmo nível de conhecimentos financeiros para falar com as pessoas e preocupamo-nos que pensem que temos ideias descabidas. Ou talvez isto se deva às antigas regras de etiqueta. Mas a verdade é que não falamos sobre dinheiro. 

Se tiver mulheres influentes na sua vida, tenha uma conversa franca sobre os seus objetivos financeiros e experiências. Se olharmos para o dinheiro da mesma forma que olhamos para a nossa saúde e bem-estar físico, para as nossas carreiras e até para os nossos destinos de férias, as conversas que nos dão orientações e perspetivas diferentes poderão influenciar as nossas decisões e situações financeiras de alguma forma.

O valor e rendimento dos ativos do fundo diminuirá e também aumentará, o que fará com que o valor do seu investimento diminua e aumente. Não há qualquer garantia de que o fundo alcance o seu objetivo, e o investidor poderá recuperar um valor inferior ao montante que inicialmente investiu. 

As opiniões expressas neste documento não devem ser consideradas como sendo uma recomendação, conselho ou previsão. Saiba que a M&G Investments não pode dar-lhe aconselhamento financeiro. Caso tenha qualquer dúvida sobre a adequação do seu investimento, deverá falar com o seu consultor financeiro.

Por M&G Investments

Perspectivas