Dicas para ensinar os seus filhos a lidar com dinheiro

4 min par ler 14 nov 23

Queira consultar o glossário para uma explicação sobre os termos de investimento utilizados ao longo deste artigo.

Falar com os seus filhos ou netos sobre dinheiro desde tenra idade pode ajudar a criar uma vida inteira de hábitos financeiros saudáveis. Seguem-se algumas dicas para o(a) ajudar a introduzir a noção de gastar e poupar – e como evitar alguns erros comuns.

FAZER: Dê-lhes o seu próprio dinheiro desde muito cedo, se o puder fazer.

Se tiverem sorte, é possível que recebam presentes em numerário de familiares e amigos nos aniversários e outras celebrações. Contar e separar moedas pode ajudar a tornar o dinheiro um conceito definitivo, ligando-o ao mundo que os rodeia. Tente ter dinheiro à mão quando sair com os seus pequenotes — deixar que entreguem moedas para pagar um artigo pode ensiná-los sobre trocar dinheiro por bens.

FAZER: Encoraje-os a poupar um pouco e frequentemente.

Assim que o dinheiro começar a entrar – nos aniversários, quando cai um dente, etc. – pode ser mais fácil introduzir os conceitos de gastar e poupar. Fale sobre as escolhas que podem fazer com o seu dinheiro, quer seja comprar guloseimas depois da escola ou poupar para um brinquedo que querem. Sugira que façam um pouco de ambas as coisas, o que é uma boa introdução à elaboração de orçamentos. Pense num par de frascos «gastar e poupar» em vez do clássico porquinho mealheiro: um para gastarem sempre que quiserem e outro para poupar dinheiro para algo especial.

FAZER: Deixe-os ver como faz o orçamento das finanças da família.

Pode ser útil usar exemplos nos quais se revejam, como as próximas férias em família ou sugerir não ir ao cinema para poupar para algo ainda mais especial. Ou simplifique e leve-os ao supermercado e explique como escolher alguns produtos mais baratos pode ajudar o dinheiro a render mais.

NÃO FAZER: Pressioná-los para poupar tudo.

Sobretudo se se tratar de dinheiro que eles próprios ganharam a fazer tarefas domésticas. Permitir-lhes gastar um pouco aqui e ali torna toda a experiência do dinheiro mais gratificante para eles. E ter controlo sobre aquilo que comprar também é uma parte importante e entusiasmante do processo de aprendizagem.

NÃO FAZER: Discutir sobre dinheiro quando está tenso(a).

É importante evitar que assistam a discussões sobre dinheiro. Tal pode tornar o tema mais assustador e desencorajá-los a falar sobre o mesmo consigo mais tarde. Tente manter as conversas complicadas sobre dinheiro como conversas só de adultos.

NÃO FAZER: Subestimar os seus filhos ou adiar falar sobre dinheiro.

A ideia é que as crianças se sintam confortáveis com o tema do dinheiro fazendo com que seja algo em que se revejam e aberto a discussão. As crianças são perspicazes — desde cedo que começam a perceber o papel importante que o dinheiro desempenha na família.

Apesar dos anos de matemática que o seu filho tem pela frente, as escolas raramente abordam tópicos de dinheiro, orçamentação e investimento. As dicas relacionadas com o que fazer e o que não fazer aqui descritas são só um ponto de partida para ajudar a iniciar a conversa. 

O valor e rendimento dos ativos do fundo diminuirá e também aumentará, o que fará com que o valor do seu investimento diminua e aumente. Não há qualquer garantia de que o fundo alcance o seu objetivo, e o investidor poderá recuperar um valor inferior ao montante que inicialmente investiu. 

As opiniões expressas neste documento não devem ser consideradas como sendo uma recomendação, conselho ou previsão. Saiba que a M&G Investments não pode dar-lhe aconselhamento financeiro. Caso tenha qualquer dúvida sobre a adequação do seu investimento, deverá falar com o seu consultor financeiro.

Por M&G Investments

Perspectivas