Está na hora de prestar atenção às suas finanças?

4 min par ler 6 abr 23

Queira consultar o glossário para uma explicação sobre os termos de investimento utilizados ao longo deste artigo.

Resumo: As suas finanças afetam todos os aspetos da sua vida. Não acha que está na hora de fazer das suas finanças uma prioridade este ano?

Estudos realizados pelo Money & Pensions Service sugerem que as pessoas que se sentem seguras financeiramente e que têm controlo sobre o seu dinheiro têm mais probabilidades de se sentir satisfeitas do que as pessoas que auferem salários de topo. Está a investir tempo suficiente nos seus investimentos? Apresentamos-lhe em seguida algumas perguntas para reflexão.

Colocou “todos os ovos em cestos diferentes”?

Já deverá ter ouvido a frase “não colocar todos os ovos no mesmo cesto”. Mas o que significa em termos de investimento? Se a sua carteira tiver uma grande percentagem de ações (muitas vezes, designadas títulos), talvez valha a pena diversificar a carteira incluindo outro tipo de ativos, como obrigações. Uma obrigação empresarial é um empréstimo contraído por uma empresa; em vez de recorrer à banca, a empresa recebe dinheiro dos investidores que compram as obrigações.

Cada ativo tem o seu próprio comportamento, por exemplo, as ações valorizam e desvalorização rapidamente ao longo do tempo, é aquilo que se designa de volatilidade. Quanto maior a volatilidade, maior o risco e vice-versa. Em geral, as obrigações são menos voláteis do que as ações pelo que o investimento numa combinação de ativos distribui o risco e reforça a possibilidade de obter uma rendibilidade mais estável. Mas, como com todos os investimentos, nada é garantido.

Os seus investimentos são certos para a sua realidade atual?

Investimentos de maior risco e com mais volatilidade, como as ações, podem oferecer uma maior rendibilidade. E no que toca ao nível de risco certo para si, a sua idade e a fase da vida em que se encontram são importantes.

Em geral, quanto maior for o seu horizonte de investimento, mais risco poderá assumir. Porventura não ficará demasiado preocupado com as subidas e descidas diárias do seu dinheiro, se só estiver a planear aceder ao mesmo daqui a 30 anos. Mas, se estiver a pensar levantar o seu dinheiro mais cedo ou estiver perto da reforma, talvez seja melhor reduzir um pouco o risco.

Se não tem a certeza sobre o nível de risco que pode assumir, consulte um consultor financeiro. Não somos capazes de dar conselhos financeiros. Se não estiver seguro sobre a adequação do seu investimento, fale com o seu conselheiro financeiro.

Os seus investimentos poderão contribuir para um planeta melhor?

A nossa gama de fundos Planet+ destina-se a pessoas que querem que os seus investimentos tenham um impacto positivo na sociedade e no planeta, ao mesmo tempo que valorizam o seu capital a longo prazo.

Se quiser que os seus investimentos contribuam para o seu futuro e o do planeta, dê uma vista de olhos aos nossos fundos Planet+.

Será perseverante?

Tenha como objetivo passar em revista as suas finanças pelo menos uma vez por ano, centrando-se naquilo que investiu e se esse investimento ainda faz sentido para si. Dessa forma, poderá estar a lançar as bases para muitos anos de alegrias.

O valor e rendimento dos ativos do fundo diminuirá e também aumentará, o que fará com que o valor do seu investimento diminua e aumente. Não há qualquer garantia de que o fundo alcance o seu objetivo, e o investidor poderá recuperar um valor inferior ao montante que inicialmente investiu.

As opiniões expressas neste documento não devem ser consideradas como sendo uma recomendação, conselho ou previsão. Saiba que a M&G Investments não pode dar-lhe aconselhamento financeiro. Caso tenha qualquer dúvida sobre a adequação do seu investimento, deverá falar com o seu consultor financeiro.

Por M&G Investments

O valor dos investimentos irá flutuar, o que fará com que os preços caiam, bem como aumentem, e você pode não recuperar o valor original investido. O desempenho passado não é um guia para o desempenho futuro.

Perspectivas