Inflação
3 min par ler 16 jun 23
Queira consultar o glossário para uma explicação sobre os termos de investimento utilizados ao longo deste artigo.
Ao começar a investir cedo consegue tirar partido do tempo, podendo colher os frutos do seu investimento a longo prazo. Em seguida, apresentamos quatro razões principais para começar a investir cedo, dentro das suas possibilidades:
O tempo é um instrumento importante para os investidores – quanto maior for o horizonte de investimento, mais tempo terá para rentabilizar o seu dinheiro. Além disso, terá mais hipóteses de recuperar as eventuais perdas registadas pelo seu investimento ao longo dos anos.
De referir que o valor e o rendimento dos ativos de um fundo diminuirão e também aumentarão, o que fará com que o valor do investimento desça e suba, pelo que o investidor poderá receber menos do que inicialmente investiu.
Através deste processo ganha juros sobre o montante inicial investido e juros sobre os juros. Ao investir mais cedo, tem a possibilidade de atingir os seus objetivos financeiros mais depressa.
Por exemplo, imaginemos que pretende investir 500€ todos os meses e o seu objetivo é poupar 500.000€ para a reforma. Neste caso, assumindo uma taxa de crescimento anual de 4%, demoraria cerca de 37 anos a atingir este montante. Assim, se começar a investir com 25 anos, concretizará o seu objetivo aos 62 anos.
Não é fácil lidar com os compromissos financeiros ao longo da vida, sobretudo quando surgem despesas inesperadas. Se começar a poupar cedo, poderá sentir uma maior segurança e tranquilidade em tempos de incerteza ou de dificuldades financeiras. É sempre bom saber que temos uma almofada financeira que podemos utilizar em caso de necessidade.
A inflação está na berra, com os preços dos bens e serviços a dispararem ao longo do último ano. Com o custo de vida a atingir máximos recorde, é importante garantir que o seu dinheiro não está a perder poder de compra. Ao começar a investir cedo, poderá combater os efeitos da inflação auferindo maiores rendimentos ao longo do tempo.
Todos nós temos as nossas próprias necessidades financeiras, objetivos pessoais e atitudes em relação ao risco. Por vezes, poderá ser difícil saber qual é o equilíbrio ideal entre risco e recompensa. Logo, se tiver um consultor financeiro, talvez valha a pena recorrer ao mesmo para discutir os seus investimentos.
Não nos é possível dar conselhos financeiros. Caso tenha qualquer dúvida sobre a adequação do seu investimento, deverá falar com o seu consultor financeiro.
O valor e rendimento dos ativos do fundo diminuirá e também aumentará, o que fará com que o valor do seu investimento diminua e aumente. Não há qualquer garantia de que o fundo alcance o seu objetivo, e o investidor poderá recuperar um valor inferior ao montante que inicialmente investiu.
As opiniões expressas neste documento não devem ser consideradas como sendo uma recomendação, conselho ou previsão. Saiba que a M&G Investments não pode dar-lhe aconselhamento financeiro. Caso tenha qualquer dúvida sobre a adequação do seu investimento, deverá falar com o seu consultor financeiro.