Inteligência artificial
4 min par ler 12 jan 24
Queira consultar o glossário para uma explicação sobre os termos de investimento utilizados ao longo deste artigo.
Tem havido um crescendo de histórias e artigos sobre a Inteligência Artificial (IA) este ano. O entusiasmo com as potenciais capacidades das aplicações de IA generativa tem também gerado um movimento altista nas ações das empresas tecnológicas. Jeffrey Lin e Thomas Lee, Gestores de Fundos, Global Artificial Intelligence (Thematic Technology), explicam os motivos pelos quais consideram que a IA generativa representa um avanço tecnológico significativo que poderá transformar muitos setores e, muito importante, traduzir-se em novas oportunidades de investimento muito apelativas.
2023 pode ser considerado como o ano em que a IA passou a ser tema dominante. Nos últimos anos, a IA tem estado cada vez mais presente no quotidiano, é utilizada em assistentes de voz como a Alexa da Amazon ou a Siri da Apple; em chatbots de serviços de apoio a clientes; em recomendações personalizadas online para escolher compras ou filmes a ver, e muito mais. Mas, este ano, houve uma explosão de interesse na IA e nas suas capacidades, graças em larga medida ao ChatGPT.
O chatbot de modelo de linguagem grande (LLM), o ChatGPT, criado pela Open AI, foi disponibilizado gratuitamente em novembro de 2022. Rapidamente converteu-se numa das aplicações de crescimento mais rápido de sempre, alcançando os 100 milhões de utilizadores em apenas dois meses1. Os LLM são programas de IA avançada treinados com grandes quantidades de dados de texto de forma a compreenderem a linguagem humana e a produzirem respostas relevantes e naturais para os seus utilizadores. A tecnologia foi concebida de modo a assemelhar mais a comunicação entre humanos e computadores às conversas de humano para humano.
O ChatGPT despertou uma onda de entusiasmo na esfera da IA pois permitiu a qualquer pessoa com acesso à internet vivenciar o enorme potencial da IA generativa. Na sua resposta a ordens e perguntas simples, tem sido uma demonstração poderosa da forma como a IA generativa pode capacitar os programas para ‘pensarem mais como humanos’ e criarem textos, imagens, vídeos, música e código de programação originais.
Acreditamos que a IA está agora a entrar na fase seguinte da sua evolução, impulsionada pela IA generativa e pelos LLM. Em nossa opinião, as capacidades e aplicações que a IA agora oferece têm um enorme potencial para transformar empresas, causar disrupção em setores completos e, até, para alterar as nossas vidas.
Acreditamos que há uma gama alargada de setores com potencial para serem transformados pela IA. A utilização de computadores para melhorar a tomada de decisões por humanos e na execução de tarefas repetitivas pode ajudar as empresas a melhorarem a eficiência e a produtividade. Por exemplo, para melhorar o rendimento das culturas no setor agrícola, tratores sem condutor estão a utilizar o reconhecimento por imagem para identificarem ervas daninhas e pulverizar as plantas indesejadas com herbicida.
Nos cuidados de saúde, a descoberta de medicamentos é uma área em que a IA generativa poderá ser extremamente benéfica. As empresas têm registado aumentos significativos de velocidade e eficiência no desenvolvimento de medicamentos, graças à capacidade da IA para analisar conjuntos de dados enormes e reconhecer padrões.
As empresas farmacêuticas têm potencial para fazer novas descobertas médicas e conseguir avanços nos cuidados de saúde que, até aqui, eram inimagináveis. Cada vez mais, as empresas de serviços públicos estão a adotar a IA para melhorar as infraestruturas elétricas, possibilitando o desenvolvimento de ‘redes inteligentes’ para ajudar a otimizar a distribuição e o consumo de eletricidade.
No setor dos serviços financeiros, a McKinsey sugere que a banca é um dos setores que poderá retirar maior valor a partir da tecnologia, designadamente nas áreas de avaliação de riscos e deteção de fraudes2. A disponibilização de serviços como comunicação com clientes, apoio a clientes e operações de back-office pode também tornar-se significativamente mais eficiente com a utilização de IA generativa.
A utilização de tecnologia no setor dos investimentos tem crescido exponencialmente ao longo da última década, em linha com o crescimento rápido e a evolução dos dados. E, na M&G, estamos a aderir à tecnologia e a desenvolver soluções personalizadas de IA.
As mudanças no contexto regulamentar têm-se traduzido numa explosão no volume de dados relacionados com as nossas próprias operações e investimentos, quer se trate dos dados sobre Diversidade e Inclusão (D&I) e sobre o clima nas nossas operações, ou dos dados mais alargados sobre Ambiente, Social e Governação (ASG/ESG) relativamente aos nossos investimentos.
Os gestores de ativos têm vindo a realinhar recursos com vista ao cumprimento da nova regulamentação e dos requisitos em matéria de divulgação – quer ao nível corporativo, quer ao nível dos produtos – adquirindo e analisando dados e integrando esta informação nos sistemas e processos ao nível da Sociedade e da gestão de investimentos.
Na M&G, somos gestores ativos, o que significa que somos ‘práticos’ em termos dos nossos conhecimentos especializados na gestão dos investimentos dos nossos clientes e que o elemento humano no processo de investimento será sempre crucial para o nosso sucesso. No entanto, a tecnologia desempenha um papel de charneira, ajudando-nos a criar soluções inovadoras e também a melhorar os processos existentes para uma maior eficiência. Em essência, a tecnologia existe para servir um fim específico – ajudar-nos a traduzir dados para perspetivas acionáveis, de forma mais eficiente.
Na nossa estratégia de investimento baseado na aprendizagem automática, utilizamos IA com supervisão humana. Desenvolvemos algoritmos que formam o motor de recomendação fulcral, e sobrepomos às suas conclusões a supervisão da nossa equipa fundamental de "equity" (ações). O objetivo consiste em tirar máximo partido da inteligência humana e automática no processo de seleção de títulos. E, da mesma forma como o conhecimento humano aumenta, também a dimensão dos dados e o poder computacional aumentaram ao longo do tempo – apenas de forma mais exponencial.
Acreditamos que o tratamento da linguagem natural (NLP), através do qual os computadores aprendem a compreender e a interpretar a linguagem humana, está a começar a emergir como uma força poderosa na economia global, e os casos de utilização vão aumentar em linha com os melhoramentos registados na capacidade de tratamento.
Em nossa opinião, a IA é um tema de investimento a vários anos com potencial para se tornar numa tecnologia dominante na economia real. Quando avaliamos o espetro das oportunidades de investimento relacionadas com a IA, observamos três categorias distintas: promotores, fornecedores e beneficiários.
A IA generativa assenta numa grande quantidade de poder computacional, quer para ‘treinar’ os LLM, quer para reconhecer padrões nos conjuntos de dados, e depois para fazer correr a aplicação e gerar respostas.
Os promotores são as empresas que fornecem a tecnologia-chave que está subjacente aos avanços da IA, como poder computacional, dados, comunicações de dados de alta velocidade e sensores. Incluem empresas de semicondutores que produzem os processadores e chips utilizados para fazer processamento de dados a alta velocidade; empresas de sistemas que fornecem equipamento de ligação em rede; e empresas de telecomunicações que fornecem largura de banda à vertente de rede a partir do centro de dados e vice-versa.
Em nossa opinião, a Nvidia é o promotor mais proeminente. A empresa fornece a maioria dos processadores utilizados na construção de redes neurais para modelos de IA – isto ajuda a explicar o motivo pelo qual a cotação da Nvidia aumentou mais de 200% em 2023, elevando a sua capitalização de mercado para mais de $1tn3.
Poderá dizer-se que a IA não teria alcançado o seu patamar atual se não fosse a Nvidia – nos últimos 10 anos, a empresa aumentou o desempenho da IA em um milhão de vezes. A empresa tem uma visão de longo prazo e está constantemente à procura de novas aplicações de IA para a sua tecnologia. Em nossa opinião, a tecnologia só vai melhorar, fazendo aumentar a procura dos processadores da Nvidia. Enquanto a empresa conseguir continuar a fornecer mais capacidades, prevemos que a Nvidia continue a crescer a um ritmo rápido.
Outra potencial fonte de oportunidades de investimento são os fornecedores de serviços e produtos de IA a utilizadores finais. Tipicamente, mas não de forma exclusiva, estas empresas pertencem ao setor do software, que está a melhorar os seus produtos cm IA.
Um fornecedor de destaque é, em nossa opinião, a Microsoft. A tecnológica investe significativamente em OpenAI e está rapidamente a complementar os seus produtos de software com funcionalidades de IA, como o Microsoft 365 Copilot. Com uma quota de mercado dominante em software de produtividade de escritório, a Microsoft tem oportunidade de aumentar o poder do seu software e cobrar mais pelos produtos com IA integrada4. Outros exemplos incluem a Workday, empresa de soluções para recursos humanos, assim como a Adobe, fornecedora de software na área da criatividade.
A nossa terceira categoria é a dos beneficiários de IA – empresas que estão a aumentar as suas eficiências utilizando IA nas suas operações. Encontram-se tipicamente fora do setor da TI e vão desde as empresas de grande consumo às empresas dos setores dos cuidados de saúde, automóvel e industrial.
A PepsiCo, empresa de ‘food and beverage’ dos EUA é, em nossa opinião, disso um bom exemplo. A empresa está a utilizar IA em múltiplas áreas para ajudar a desenvolver o seu negócio, assim como para melhorar a eficiência operacional5. Na área do fabrico, a PepsiCo está a utilizar IA para assegurar o cumprimento das normas alimentares. A empresa está igualmente a utilizar IA no desenvolvimento de produtos, para avaliar o potencial sucesso de novos produtos6; e, para otimizar as vendas, a empresa utiliza IA para definir locais de exposição para os seus produtos.
Com o passar do tempo, prevemos que a IA irá ser adotada por um número crescente de empresas, em todos os setores, à medida que procurem tornar-se mais eficientes e melhorar a produtividade. Ao mesmo tempo que a presença da IA se for generalizando na economia real, prevemos que irão surgir maiores oportunidades de investimento na categoria de beneficiários da IA no futuro.
Destacámos apenas alguns exemplos do impacto que a IA generativa poderá ter em diferentes setores. Há muitos outros casos, como na educação, indústria e veículos autónomos, e haverá sem dúvida muitos mais à medida que a tecnologia continuar a desenvolver-se progressivamente.
Nos próximos anos, pensamos que a IA generativa e as suas aplicações terão potencial para serem impulsionadoras de crescimento no longo prazo, fomentando a produtividade numa série de tarefas e transformando os setores. Pensamos que este é um tempo empolgante para a inovação e a concorrência – são os primeiros tempos da nova tecnologia, e será fascinante ver como evolui, de que forma as empresas irão aproveitar devidamente o seu potencial, e observar os desenvolvimentos a nível regulamentar e da segurança.
Como sempre, uma nova força disruptiva no mercado irá criar ganhadores e perdedores. Vemos muitas oportunidades de investimento apelativas relacionadas com a IA, mas algumas empresas poderão deparar-se com dificuldades em acompanhar concorrentes mais astutos em IA, ou poderão acabar por ver os mercados em que operam a serem vítimas das inúmeras aplicações de IA. Em termos plurianuais, acreditamos que a implementação da IA, e da IA generativa em particular, será um fator que determinará quem serão esses ganhadores e perdedores.
O valor e rendimento dos ativos do fundo diminuirá e também aumentará, o que fará com que o valor do seu investimento diminua e aumente. Não há qualquer garantia de que o fundo alcance o seu objetivo, e o investidor poderá recuperar um valor inferior ao montante que inicialmente investiu.
As opiniões expressas neste documento não devem ser consideradas como sendo uma recomendação, conselho ou previsão. Saiba que a M&G Investments não pode dar-lhe aconselhamento financeiro. Caso tenha qualquer dúvida sobre a adequação do seu investimento, deverá falar com o seu consultor financeiro.
1 Reuters, ‘ChatGPT sets record for fastest-growing user base – analyst note’ (“O ChatGPT estabelece o recorde de base de utilizadores de crescimento mais rápido – nota de analista") , reuters.com, fevereiro de 2023.
2 McKinsey, “The economic potential of generative AI: The next productivity frontier”,mckinsey.com, Junio 2023.
3 Financial Times, ‘Enthusiastic Nvidia investors may need a reality check’ (“Os investidores entusiasmados da Nvidia talvez precisem de um banho de realidade"), ft.com, julho de 2023.
4 Microsoft Customers Stories (en inglés): Microsoft Dynamics 365 Customer Service . dezembro de 2023
5 Fox business, «Pepsi using AI to track consumer demand, speed up product development» (em inglês), Abril de 2023.
6 Analytics in diamag, «How Coca-Cola And PepsiCo Use AI To Bubble Up Innovation» (em inglês), Júlio de 2021.
O valor dos investimentos irá flutuar, o que fará com que os preços caiam, bem como aumentem, e você pode não recuperar o valor original investido. O desempenho passado não é um guia para o desempenho futuro.