Investimento sustentável
4 min par ler 26 mar 24
Queira consultar o glossário para uma explicação sobre os termos de investimento utilizados ao longo deste artigo.
Consideramos que a descarbonização é uma tendência estrutural que estará cada vez mais presente ao longo das próximas décadas e exigirá investimentos muito avultados. Existem oportunidades atrativas para os investidores a longo prazo, identificando empresas de qualidade que estão a adotar medidas para reduzir as próprias emissões ou a fornecer soluções a outras empresas para estas fazerem o mesmo.
Nos últimos anos, os fenómenos meteorológicos extremos colocaram em evidência os danos que as alterações climáticas estão a infligir às pessoas e ao planeta, assim como realçaram a necessidade urgente de descarbonizar a economia mundial. De acordo com o Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas (IPCC), serão necessárias reduções de emissões de GEE profundas, rápidas e sustentadas ao longo das próximas décadas para atingir as zero emissões líquidas até 2050 e assim evitar as piores consequências das alterações climáticas e limitar o aquecimento global a 1,5 ºC acima dos níveis pré-industriais.
Para se atingir a neutralidade carbónica serão necessários avultados investimentos de capital ao longo das próximas décadas. A BloombergNEF prevê que uma transição bem-sucedida rumo à neutralidade carbónica obrigará a um investimento total de 200 biliões de USD até 2050, ou seja, 7 biliões por ano. Pela positiva, governos em todo o mundo estão a elaborar políticas e regulamentos para dar corpo às suas ambiciosas metas climáticas, por exemplo, a Lei de Redução da Inflação dos EUA e o plano REPowerUE da União Europeia.
Nesta perspetiva, consideramos que a descarbonização é uma tendência estrutural que oferece oportunidades significativas para os investidores a longo prazo. Pretendemos investir neste domínio, identificando empresas que estão a contribuir concretamente para o Acordo de Paris sobre as alterações climáticas, reduzindo as suas próprias emissões e/ou fornecendo soluções para outras empresas fazê-lo.
Por exemplo, podem ter metas baseadas na ciência (SBTi), isto é, metas de redução de emissões de GEE que estão alinhadas com as reduções necessárias para limitar os piores efeitos das alterações climáticas, de acordo com a ciência climática mais recente. Em alternativa, fornecem soluções que ajudam outras empresas a cortar ou evitar emissões de GEE, disponibilizando produtos ou serviços em vários domínios, entre os quais, energia limpa, melhor eficiência energética ou promoção da economia circular.
Os temas estruturais não são, por si só, suficientes para investimentos bem-sucedidos a longo prazo. Procuramos conjugar os temas com as empresas que apresentam modelos de negócio robustos, imunes à concorrência e com capacidade para gerar e acumular rendimentos durante um longo período de tempo. Tal oferece maiores oportunidades de geração de rendimentos financeiros a longo prazo para os nossos clientes, ao mesmo tempo que contribuímos para os esforços de descarbonização tão necessários para combater as alterações climáticas.
O valor dos investimentos irá flutuar, o que fará com que os preços diminuam e aumentem. Poderá não recuperar o montante inicialmente investido. O desempenho no passado não é indicativo do desempenho no futuro. As opiniões expressas neste documento não devem ser consideradas como sendo uma recomendação, conselho ou previsão. Não nos é possível dar conselhos financeiros. Caso tenha qualquer dúvida sobre a adequação do seu investimento, deverá falar com o seu consultor financeiro.
O valor dos investimentos irá flutuar, o que fará com que os preços diminuam e aumentem. Poderá não recuperar o montante inicialmente investido. As opiniões expressas neste documento não devem ser consideradas como sendo uma recomendação, conselho ou previsão. Não nos é possível dar conselhos financeiros. Caso tenha qualquer dúvida sobre a adequação do seu investimento, deverá falar com o seu consultor financeiro.