Desmistificar os investimentos ESG

4 min par ler 21 dez 22

Queira consultar o glossário para uma explicação sobre os termos de investimento utilizados ao longo deste artigo.

Talvez ainda não tenha considerado os investimentos ESG nem sabe bem do que se trata, mas há cada vez mais pessoas que procuram obter lucros com um propósito. São pessoas que pretendem investir o dinheiro de forma positiva e, ao mesmo tempo, poupar para o futuro. 

O termo investimentos ESG (ambiental, social e governação) é, muitas vezes, usado para fazer referência a um vasto leque de produtos de poupança, pelo que talvez não seja especialmente útil quando se toma decisões de investimento. Tende a ser um tema que “abarca tudo” desde fundos que pura e simplesmente excluem setores controversos (como o jogo e o tabaco) até investimentos que apenas investem em empresas e projetos cuja finalidade é terem um impacto concreto e mensurável no ambiente ou na sociedade. 

Na M&G gostamos de falar de investimento amigo do planeta.

O que são os investimentos amigos do planeta?

Os investimentos amigos do planeta passam por colocar o seu dinheiro em fundos que investem em empresas e projetos inovadores e pioneiros que procuram ajudar a resolver alguns dos maiores desafios à escala mundial. Aqui incluem-se empresas que desenvolvem novas tecnologias de captura de carbono, reduzem a poluição dos plásticos e criam novas soluções de energias renováveis. Estão também empresas que utilizam os seus produtos e serviços para combater as desigualdades sociais, empresas que desenvolvem componentes para facilitar o advento de soluções de transporte limpo e empresas que ajudam a que mais pessoas tenham acesso a cuidados de saúde e tratamentos médicos. Tratam-se de empresas cuja atividade contribui para tornar o mundo num lugar melhor, ao mesmo tempo que procuram gerar rendibilidade a longo prazo para os investidores.

Ambiente

Por exemplo, uma empresa que utilize a água de forma mais eficiente, pode reduzir a fatura da água e gastar menos na eliminação de águas residuais do que uma empresa que não o faz. Uma firma empenhada na redução do desperdício pode ter menos custos com matérias-primas (comprando apenas o que precisa) e pagar menos pelas eliminação dos resíduos que produz. Algumas até podem trocar ou vender os seus resíduos industriais ou subprodutos a outras empresas que utilizarão os mesmos como matéria-prima.

Social

Uma empresa que trata bem os seus colaboradores e paga um bom salário poderá atrair e reter uma força de trabalho melhor e mais leal do que uma que não o faz. A título de exemplo, uma empresa de logística conhecida por reter trabalhadores qualificados poderá ser mais produtiva ou resiliente em tempos de incerteza do que uma empresa que oferece piores condições de remuneração e trabalho. Até as empresas que apoiam as comunidades locais poderão ter uma base de clientes mais fiel do que aquelas que não o fazem.

Governação

A transparência, os controlos rigorosos e o bom tratamento dos fornecedores são elementos que poderão contribuir de forma positiva para a reputação e o valor de uma empresa. A existência de funções e responsabilidades claramente definidas também permite que as decisões sejam tomadas com celeridade, para que as empresas estejam um passo à frente da concorrência. A boa governação e regulamentação até poderão ajudar a reduzir os casos de más práticas, assim evitando, porventura, danos e prejuízos em termos de marca e reputação, bem como as coimas daí decorrentes.

O investimento amigo do planeta não se resume a números

Quando investe a sua conta ISA connosco, os nossos especialistas olham para lá das “finanças” das empresas nas quais investem. De facto, analisam minuciosamente o potencial para estas prosperarem num mundo em transição para uma economia mais sustentável. Acreditamos piamente que a resposta aos desafios globais fará, brevemente, parte do quotidiano das empresas que procuram ter sucesso a longo prazo. A utilização dos investimentos para ajudar a cuidar do planeta não é apenas a coisa certa a fazer, como também faz sentido do ponto de vista do investimento.

O valor e rendimento dos ativos do fundo diminuirá e também aumentará, o que fará com que o valor do seu investimento diminua e aumente. Não há qualquer garantia de que o fundo alcance o seu objetivo, e o investidor poderá recuperar um valor inferior ao montante que inicialmente investiu.

As opiniões expressas neste documento não devem ser consideradas como sendo uma recomendação, conselho ou previsão. Saiba que a M&G Investments não pode dar-lhe aconselhamento financeiro. Caso tenha qualquer dúvida sobre a adequação do seu investimento, deverá falar com o seu consultor financeiro.

Noticias relacionadas